Já arrancou a formação de paralegais em matéria de Direitos Humanos e Acesso a justiça

De 22 a 27 de Abril do corrente ano, na Província de Maputo e Cidade de Inhambane decorreu a formação inicial de Paralegais em matéria de Direitos Humanos e Acesso a Justiça. Tratou-se de uma formação que será replicada pelas províncias de Cabo Delgado, Manica e Gaza com o objectivo destes, a nível nacional fazem nas comunidades e unidades sanitárias, a divulgação dos direitos dos doentes para a eliminação das barreiras ao acesso dos cuidados de saúde dos pacientes com HIV e Tuberculose.

Este evento, marcou mais um passo importantíssimo para o CCS pelo facto de que a nossa instituição tornou-se na primeira organização moçambicana da área de saúde a contar com 135 paralegais “ vocacionados no fortalecimento da ligação especifica das pessoas vivendo com o HIV/SIDA, entre a comunidade, os serviços de saúde e o seu acesso à justiça“.

Com esta actividade, espera-se ter até 2020 aumentado o número de pacientes retidos em Tratamento Anti-Retroviral e Tuberculose, removidas barreiras que promovem o elevado número de estigma e descriminação e reduzida a violação dos Direitos Humanos no que concerne ao acesso e cuidados de saúde.