Colaboradores do CCS participando das actividades de consciencialização para prevenção do cancro da mama e do colo do útero

Apesar dos números, o cancro da mama e do colo do útero, estão entre os tipos mais tratáveis, especialmente com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Neste âmbito, o CCS durante o mês de Outubro, apoia intensamente ao Pelouro de Saúde e Acção Social da cidade de Maputo, na realização de feiras de saúde e divulgação de informação para o rastreio do cancro do colo do útero e consciencialização para o auto exame como mecanismo de prevenção do cancro da mama. Eventos semelhantes decorrem em todo o país, neste mês de Outubro, como forma de sensibilizar, educar e chamar atenção das comunidades. Para além de lembrar e alertar aos colaboradores, no CCS realizam-se palestras com o objectivo em epígrafe. Na ocasião, a Gestora do sector de cancro do colo do útero e da mama- CACUM, Aventina Cardoso é a palestrante que relembra sobre os factores de risco do cancro da mama e do colo do útero e dos avanços que o nosso sistema de saúde tem verificado no âmbito do combate e tratamento destes tipos de cancro.

Os homens também podem ter cancro da mama portanto a chamada de atenção para este caso foi para todos os colaboradores, até para “os que dizem que não tem mamas”. Tanto para homens e mulheres, quando fizerem o auto exame que deve ser feito diante do espelho, o toque da mama tem de iniciar de forma ligeira a profunda até sentir as costelas. O toque prolonga-se até as axilas e pescoço, nódulos podem ramificar-se para estas áreas do corpo. Lembrando que para fazer o toque da mama, deve-se estar de tronco nu e colocar na nuca sempre a mão paralela à mama que será alvo do toque pela mão contrária. Os homens também têm de apalpar as suas parceiras para que ajudem a descobrir as anomalias que podem vir a surgir nas mamas. O auto exame tem de ser uma rotina mensal da mulher até para que ela conheça melhor o seu corpo.